domingo, 18 de setembro de 2011

Dentição dos Idosos

Da mesma forma que as crianças, os idosos também necessitam de cuidados especiais para manter a saúde bucal. 

Uma realidade dos dias de hoje é que entre os idosos uma grande a maioria, nos dias de hoje, possuem alguns dentes, mas que nem sempre se apresentam em bom estado, resultado de uma odontologia mais eficiente, mas nem tanto dos seus tempos de mais jovens. Isso faz com que muitas vezes os mesmos apresentem desconforto e/ou perda de função.


Com a expectativa média de vida do brasileiro cada vez mais alta, atualmente em torno de 72,3 anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), surgem novas possibilidades para garantir bem-estar ao idoso. 



Deve-se atuar no idoso sob o conceito da multidisciplinaridade, ou seja, cuidar de pacientes em conjunto com médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Idosos geralmente têm doenças como diabetes, pressão alta e mal de Alzheimer, por esse motivo, deve-se estar a par de como tratá-los.

Sabemos hoje que  é completamente possível manter dentes saudáveis ao longo da vida.Não é uma realidade idosos com dentaduras...



Os cuidados bucais durante toda a vida, inclusive na terceira idade, são fundamentais para a manutenção de uma vida saudável. A promoção da saúde bucal em idosos visa garantir bem-estar, melhoria da qualidade de vida, auto-estima, possibilidade de comunicação, estética, além de facilitar a mastigação, deglutição e absorção dos nutrientes por meio do processo digestivo.

Dicas

1-É importante cuidar da saúde bucal desde a infância. Os dentes de leite devem ser sempre higienizados, pois influenciam a qualidade dos permanentes.
2-Os idosos devem escovar os dentes com creme dental fluoretado, utilizar fio dental e higienizar a língua de modo que remova restos alimentares.
3-É importante o cuidado com a dieta. Evite refrigerantes e alimentos que contenham muito açúcar, porque contribuem com o desenvolvimento de cáries e outras doenças.
Além de fazer mal à saúde, fumar também prejudica os dentes, causando doenças periodontais.
4-Visite um dentista periodicamente. Esse cuidado é fundamental para a manutenção de uma boca saudável.


5-O idoso deve informar ao dentista a ocorrência de boca seca, que pode estar associada ao uso de medicamentos, falta de ingestão de líquidos, estresse e tratamento com radiação.
6-Para quem usa dentaduras, especialistas indicam trocá-las a cada cinco anos.
7-Deve-se estar sempre atento às mudanças no interior da boca. Caso perceba a permanência de qualquer alteração, como mancha ou ferida, procure urgentemente um dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário