segunda-feira, 21 de março de 2011

Manutenção dos Tratamentos...

Aqui temos uma assunto extremamente importante, a forma que o paciente e o profissional devem proceder após o tratamento dentário.
Como assim após?
Sim a etapa mais importante de um tratamento dentário é o seu pós tratamento, de que forma o paciente deve fazer para manter os então dentes brancos, alinhados e harmoniosos em dentes brancos, alihados e harmoniosos.


Cada vez mais a odontologia sabe que 50% dos procedimentos feitos em um consultório dentário são procedimentos que visam refazer algo que já foi feito. Mas por que eles precisam ser refeitos:
a) foram mal executados
b) são muito antigos
c) falharam por motivos alheios a culpa do profissional ou paciente
d) foram mal cuidados pelo paciente

Vamos atestar que os itens a, b e c  são situações que ocorrem e que independem dos cuidados do paciente, mas o item d  é de responsabilidade unica e exclusiva do usuário.

Bom mas aí vem a pergunta, como posso evitar a deterioração dos tratamentos ou pelo menos adiá-la tendo em vista que nenhum tratamento é para sempre.

Aqui vão algumas boas dicas:

1- HIGIENIZAÇÃO: a base de tudo, as resinas, porcelanas, os clareamentos... são diretamente afetados pela placa bacteriana e seus subprodutos, higienizar bem e bastante na forma correta pode ajudar consideravelmente no processo de manutenção

2-REVISÕES PERIÓDICAS AO DENTISTA: aqui algo que insisto muito a meus pacientes: o retorno peridódico e não vale a máxima de 6 em 6 meses, cada caso é um caso, imagine aquele paciente que não tem nenhuma restauração na boa, esse pode vir 1x ao ano, e aquele outro que tem 12 elementos de porcelana, 3 implantes, fez clareamento, cirurgia de cisto...esse deve retornar a cada 3 meses. Alguns pacientes costumam pensar que as rechamadas são caras, pois discordo veementemente, uma consulta ocm um dentista varia de R$ 40,00 a R$ 100,00 o que com certeza não corresponde nem a 5% do valor de ter de refazer tudo de novo, além do mais é muito mais fácil retornar e ter uma consulta rápida, light, do que voltar e ter de "enfrentar" toda aquela parafernalia de refazer algum procedimento

3- CUIDADOS FUNCIONAIS: sim como já falei em outros momentos aqui mesmo no blog; não existe tratamento odontológico perene, todo tratamento tem sua duração e deve receber os cuidados adequados quando em função mastigatória, assim como qualquer prótese ele tem suas limitações e o ambiente oral é muito inóspito.




Então fica aqui meu aviso, quando chamado retorne, não, não eu não estou querendo trocar de carro e cobrar consultas sem motivo (risos); se quer me chamar de algo ruim me chame de preguiçoso, pois o que quero evitar são aqueles tratamentos dificeis e cansativos (mais risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário