Por vezes, infelizmente o tratamento de canal é uma necessidade; seja por cárie, restauração fraturada e etc, mas nem por isso esse dente está condenado a quebrar-se.
O cirurgião dentista quando frente a um abcesso ou outro problema semelhante faz o procedimento de abertura do dente, remoção do conteúdo do canal e selamento do mesmo e posterior restauração desse.
É um procedimento ainda muito comum na odontologia moderna e com baixos indices de erro/acidentes.
Mas e após esses procedimentos; quais os riscos desse elemento dentário vir a fraturar? E por qual motivo isso ocorre?
Bem a abertura final do dente para um correto selamento dos canais acaba por ter uma remoção acentuada de tecido dentário e isso por si só já seria um bom motivo para esse dente ficar mais friável. Somado a isso temos a desidratação do elemento dentário o qual perde água durante o procedimento e pela perda da polpa dentária, ainda podemos colocar a perda da sensibilidade do dente; ou seja; se mordermos uma pedrinha, por exemplo, teremos um reflexo de evitar a fratura diminuido...
Então sim um dente com canal tratado fica mais suscetível a fraturas.
A boa notícia é que hoje a odontologia restauradora tem grande evolução e com isso podemos por meio de diversas técnicas restauradoras repor a resistência perdida na endodontia. Pinos, cobertura de cúspides, restaurações adesivas, iônomero de vidro e por aí vai.
Outra boa notícia é que se por ventura, o dente do caso acabe se quebrando podemos e temos grandes opções e raramente (embora ocorra) vamos ter a perda do dente.
Bom espero ter ajudado no esclarescimento das dúvidas
Até a próxima
Abraços
e normal que o dente fique dolorido no dia em que e feito o canal?
ResponderExcluircanal doi..me respondam
ResponderExcluirDói muito!!! Já fiz 3... Os 2 primeiros n doeram tanto, mas o 3º.... a dor da morte! Tava infeccionada e precisei de anestesia no nervo.... afffffffffffffffff
ResponderExcluir