sexta-feira, 14 de maio de 2010

Higiene oral ...o começo de um sorriso bonito e saudável

A higiene oral é a melhor maneira para prevenir as caries dentárias, gengivites, periodontites, e outros trastornos dentais. Isso também ajuda a prevenir o halitose. Dentes saudáveis têm menos cáries. São dentes limpos, com pouco ou nenhum depósito de placa. Gengivas saudáveis são rosadas e firmes. 



CUIDADOS PESSOAIS

A escovação cuidadosa e o uso do fio dental ajudam a prevenir o aparecimento de placas e cálculos (tártaro).

 
Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes ao dia. O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia. Para algumas pessoas, recomenda-se a escovação dos dentes e o uso do fio dental após cada refeição e antes de dormir. Deve-se consultar o dentista ou o higienista dental se houver necessidade de demonstração das técnicas adequadas de escovação e de uso do fio dental.


Pode ser recomendado, ainda, o uso de utensílios ou instrumentos para suplementar (mas não substituir) a escovação e o uso do fio dental, tais como palitos e escovas de dentes especiais, irrigadores de água ou outros aparelhos. Escovas de dentes elétricas podem ser recomendadas para pessoas que têm pouca agilidade, ou pouca força, nas mãos. 

 
O dentista ou o higienista dental podem recomendar pastas de dentes ou soluções orais de higiene que contêm flúor ou produtos anti-placas ("controle de tártaro").
 
Deve-se manter as dentaduras, os aparelhos dentais e outros utensílios sempre muito limpos. Tais cuidados incluem escová-los regularmente e mergulhá-los em uma solução de limpeza.


CUIDADO PROFISSIONAL

Uma limpeza regular dos dentes, feita pelo dentista ou higienista dental, é importante para a remoção da placa, que pode se acumular mesmo com a escovação cuidadosa e uso do fio dental. A limpeza feita pelo profissional inclui a raspagem e polimento dos dentes. Esse processo envolve diversos instrumentos ou aparelhos que soltam e removem depósitos que se acumulam entre os dentes.



Muitos dentistas recomendam a limpeza profissional dos dentes pelo menos a cada seis ou doze meses; ou ainda menos, tudo dependerá de uma avaliação específica. 

A limpeza e o exame mais freqüente podem ser necessários durante o tratamento de muitos transtornos dentais/orais. Recomenda-se um exame dental de rotina no mínimo uma vez por ano. Esse exame pode incluir raio X dos dentes.
 
RESULTADO 

Uma boa higiene oral previne muitos transtornos dentais e orais, além de ser muito importante para o tratamentos desses transtornos. Uma boa higiene oral resulta em dentes e boca saudáveis.

 
COMPLICAÇÕES

Normalmente não há complicações. No entanto, a escovação e uso do fio dental de modo vigoroso ou inadequado podem provocar lesões nas gengivas.
Consulte o dentista ou o higienista dental se você precisar de instruções ou demonstrações sobre técnicas adequadas de escovação e uso do fio dental, ou ainda para marcar um exame ou limpeza de rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário