segunda-feira, 3 de maio de 2010

E a gengiva?

Bom penso que para os pacientes a maior preocupação seja realmente os dentes... brancos, harmônicos, alinhados...esse é o maior desejo, mas e as gengivas estão bem cuidadas?
Que adianta construir um castelo sobre uma estrutura comprometida...é mais ou menos iss que fazemos quando buscamos estética, reconstruções dentárias e nos descuidamos da nossa saúde gengival...

As gengivas são acometidas assim como o dente é pelas cáries, por uma doença implacável que é a Gengivite e em seu estágio mais avançado a periodontite...

O auto diagnóstico é muito importante, olhar sua gengiva e saber que se elas estão firmes e de contorno harmônico. Não mostram inchaço e nem sangram durante a escovação e/ou uso do fio dental. Isso é sinal de saúde..


Por outro lado podemos estar com doença periodontal se apresentarmos uma gengiva com sangramento, dentes com alterações na posição , mobilidade dentária, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc. 



A doença periodontal ou periodontite é o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que, na gengivite, não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva. 

A causa principal é a placa bacteriana aderida ao dente , porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc. 

A placa bacteriana endurece ou se mineraliza, formando cálculos/tártaros também de localização supragengival e subgengival. Sobre o cálculo, normalmente encontra-se placa bacteriana não mineralizada. Por ser uma massa consistente e fortemente aderida, o cálculo só pode ser removido com raspagem profissional.
O cálculo supragengival é facilmente visualizado. Geralmente é branco-amarelado; mas, podem escurecer com o tempo e com a exposição de corantes e tabaco.



Em situações mais graves o paciente apresentará mau hálito (halitose) além de poder perder elementos dentários (e observem que estamos falando no plural...


   
Contudo o tratamento não é tão elaborado, nem tão dispendioso...
Temos abaixo um protocolo de trabalho para tratarmos e controlarmos as doneças de gengiva:

Instrução de higiene bucal
A técnica de escovação dental, de uso do raspador de língua e fio dental será detalhadamente explicada e preconizada para cada caso.

Raspagem e alisamento radicular
Esse é o mais comum e conservador tratamento para doenças gengivais. Nos estágios iniciais da doença, especialmente nas gengivites, esse tratamento pode ser suficiente para a obtenção da cura. Em casos de estágio mais avançado, esse tratamento é o primeiro passo antes da intervenção cirúrgica.
O que é
Raspagem é a remoção do tártaro e da placa depositados nos dentes, especialmente abaixo da linha gengival ao longo da superfície radicular. A raspagem ultrassônica, a qual utiliza uma vibração de alta freqüência, é utilizada para remover grandes depósitos de tártaro. Instrumentos manuais especiais chamados de curetas são usados para raspagem e alisamento preciso, haja vista a placa bacteriana aderir a ranhuras e irregularidades existentes na superfície radicular. O alisamento feito pelas curetas remove o tártaro remanescente, o cemento contaminado sobre a raiz e as ranhuras, tanto as anatômicas quanto as causadas durante a raspagem radicular sônica.
Desconforto durante a raspagem
Em alguns pacientes a raspagem e o alisamento radicular podem ser desconfortáveis. Então, a anestesia local é usada nos seguimentos da boca que serão objeto de tratamento. Por dois ou três dias após o tratamento é normal sensibilidade a variações extremas de temperatura. Em alguns casos torna-se necessário aplicação de agentes dessensibilizantes.
Cuidados pós-raspagem
A higiene bucal deve ser mantida de acordo com a técnica preconizada no início do tratamento. Pode existir pequeno sangramento até o término do tratamento.




 Por fim podemos dizer que reconsultas periódicas e limpezas com seu dentista são também uma forma eficiente de tratar e principalmente prevenir qualquer desses problemas...
Até breve 

Nenhum comentário:

Postar um comentário