sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Enxerto Ósseo para colocação de Implante

Normalmente uso esse espaço como informativo sobre técnicas e casos clínicos para pacientes em geral, porém ontem efetuamos uma cirurgia de enxerto ósseo (Dr. Márcio Kruger e eu) que penso ser interessante para profissionais da Odontologia e portanto aproveito esse blog para apresentar aos amigos o procedimento.

O caso

Paciente: G.J. 19 anos
Caso: paciente sem o incisivo lateral perdido por extração quando ainda era muito jovem, usou aparelho ortodontico para distalizar o canino e chegou ao consultório já com um mantenedor de espaço e a ortodontia concluída.
Diagnóstico: foi solicitado radiografia panorâmica P11 e tomografia da região, a solicitação da tomografia foi devido a observação de depressão na tabua óssea vestibular o que poderia causar fenestração de osso e falha no processo de implante. Avaliando a tomografia observou-se que realmente não havia a possibilidade de colocação de implante sem enxerto. Dado a necessidade de enxerto de grandes proporções e tendo em vista a idade do paciente optou-se pelo uso de enxerto da mandíbula do mesmo.



A cirugia

O procedimento foi efetuado aqui na clínica com anestesia regional.
Primeiramente partimos para remoção cirurgica do substrato da região da mandíbula do lado esquerdo, o paciente tinha um 3o. molar na região e foi necessário acesso por distal.
Abrimos acesso e removemos a conteúdo com broca e alavanca, sempe pesnando em remover tamanho maior que o ncessário para posterior adaptação da peça.


Foi feita a abertura do retalho na região de colocação do enxerto.



O fragmento removido teve de ser adaptado e reanatomizado para colocação no local. e para sua fixação foi usado micro parafusos.


O processo de fixação do fragmento é um tanto complexo pois a broca padrão deve transfixar esse e chegar a estrutura sem que essa saia do lugar exato até fixação do parafuso.


Após tal fixação o retalho foi repossicionado o que também causa certa dificuldade técnica, pois agora temos um aumento de volume dado o enxerto...e a prótese removível provisória é recolocada.


Medicamos o paciente com antiiflamatorio, antibiotico e analgésicos e ficamos na aguardo da recupareção e consolidação do enxerto...

Um agradecimento especial a Dra. Caroline Dalsoto que auxiliou nas fotos e no momento mais tenso de fixação dos parafusos.
Um abraço aos amigos

2 comentários:

  1. ooi, tenho 19 anos tbm tenho qe fazer enxerto ósseo e implantes de 2 dentes na frente... e estou tendo mta dificuldade de achar um bom dentista pois mtos dizem qe é só mais um implantes e ja outros dizem qe é complicado meu caso pois perdi mto osso na frente e vai ser mto dificil fazer meu implantes... alguns dentistas ate largaram de mão :(
    quero mto fazer meus implantes,é realmente um cirurgia tão complicada assim? tem mtas chances de dar regeição? e doi?

    ResponderExcluir
  2. oii eu fiz em dois da frente... faz menos de 3 meses, o pos é bem ruim, vc fica muitoo inchada, mas dps de uns 10 diaas vc fica normal de novo, nao doeu nada, mas nos primeiros dias eu tomei mts remedios p dor e n senti nada... eu vou me consultar com o dentista qndo fizer 3 meses, p ver se ja esta pronto para os implantes..

    ResponderExcluir