segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

E quando as coisas não dão certo?!?

Pois temos aqui no sul (acho que no resto do país também) um ditado popular que diz: "não devemos elogiar o burro antes de passar no barro." Pois bem, na semana passada conversando com um paciente o qual teve problemas com uma de suas facetas de cerômero (ela se deslocou a noite e acabou caindo) lembrei bem dessa máxima popular.Refleti sobre isso durante o final de semana.

Já trabalho com odontologia a pouco mais de 17 anos, se somar o período na Universidade onde também efetuava procedimentos tudo isso passa dos 22 anos. E posso dizer que não tenho 100% de sucesso em nenhum procedimento odontológico. Falo com tranquilidade sobre isso, pois nesse 22 anos de profissão, todos eles sempre atendendo o público posso contabilizar por alto quase 50.000 atendimentos.

Raramente encontramos algum profissional com um índice ZERO de insucessos, e veja bem estou falando de INSUCESSO e não erro; mas em um primeiro momento podemos pensar que são sinônimos e realmente são, mas em se tratando de odontologia vejo uma grande diferença entre um e outro: ERRO: procedimento efetuado de forma errada, sem embasamento científico ou sem preparo técnico suficiente e que previsivelmente iria dar errado; INSUCESSO: procedimento efetuado dentro dos padrões exigidos pela odontologia baseada em evidência, mas que por total imprevisibilidade acaba falhando. (Veja só a GRANDE diferença). É como por exemplo um craque do futebol bater um penalty e o goleiro do outro lado defender (insucesso), ou um perna de pau bater o penalty pra fora e longe (erro), pode parecer uma questão linguistica, mas pra mim não é.

Estar preparado para efetuar um procedimento, ter embasamento técnica científico, e saber das limitações desse são vitais para um profissional ter um bom indice de sucesso.

Penso, ainda, que muito mais importante do que sucessos e insucessos ,é saber se posicionar frente aos eles. E é nesse sentido que busco aprimorar minha forma de trabalhar. Ou seja os insucessos são uma realidade, eles vão acontecer, mais dia menos dia, por mais que estejamos preparados, por mais que tenhamos planejado cada caso, utilizado os melhores materiais e as técnicas mais modernas e testadas, um dia algo inesperado irá acontecer e o procedimento vai falhar.

Portanto apesar de tratar TODOS meus pacientes de mesma forma, me dou o direito de buscar ainda mais superação frente ao paciente que teve um dos seus procedimentos em desacordo com o prometido. Apresentar-me totalmente disponível, refazer, mudar o tipo de procedimento sem ônus ao paciente, encaixá-lo entre consultas; enfim buscar mais que o mlehor que já procura dar aos demais é uma necessidade que sinto frente a tais situações.

Sei que essas "falhas" não são previlégios meus, alguns devem lebrar de presidensíável Heloisa Helena que em uma entrevista teve sua prótese fixa de um dente da frente voando.


Ou ainda da bela DemiMoore que em seu Twitter postou uma linda foto também sem seu dente da frente.


Só falha quem tenta, e não adianta rezar pra Santa Apolônia a protetora dos Dentistas, pois isso vai te acontecer, mas lembre-se que o burro após passar o barro ainda pode ser elogiado se mantiver o trote e não se aborrecer com isso; ou seja; procuro superar essa adversidade ocm mais trabalho, mais esforço e uma boa dose de atenção e bom humor frente a situação.



Bom Dia

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