terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A escova certa...

 Essa é uma pergunta recorrente feita pelos meus pacientes.
 Espero ajudar com os textos abaixo

Que tipo de escova devo usar?
Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos. Contudo, lembre-se de que:


  • A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos, e causam pouco ou nenhum dano a dentes e gengivas ao contrario das mais dura. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas as áreas da boca, como por exemplo, os dentes posteriores.
  • Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica, etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, etc.), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.
  • Para muitas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldades para escovar ou destreza manual limitada, a escova elétrica é uma boa alternativa porque limpa melhor os dentes, porém essa não pode ser usada achando que a simples vibração de cerdas vai superar a boa escovação.
Quando devo trocar minha escova dental?
 

Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.


Só não esqueça que uma boa higiene caseira oral é composta por uso de fio dental, boa escova de dentes e pasta adequada e uso de colutórios bucais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário