terça-feira, 23 de novembro de 2010

Quando não indicar um tratamento

Muitas vezes a função mais importante e dificil de um cirurgião dentista é contra indicar um tratamento dentário; o paciente procura o profissional com aquela idéia, aquele sonho na cabeça e voce por motivos técnicos deve explicar ao mesmo que naquele caso não pode ser efetuado determinado procedimento.
Coroas de porcelana, facetas, restaurações de resina e até o clareamento tem suas contra indicações.
O mais importante é consultar o seu dentista e objetivar seus desejos, mas o tipo de tratamento sempre irá depender de uma série de fatores como: oclusão (forma como vc morde), hábitos parafuncionais (presença de ranger de dentes, por exemplo), sensibilidade dentinária, localização do dente a ser reabilitado, necessidade estética, custo enfim uma avaliação individualizada deve ser efetuada.
Hoje em dia com a mídia execessiva, e muitas vezes até irresponsável, existem nos meios de comunicação uma "venda" de milagres que podem sim ser efetuados, mas devem ser feitos com parcimonia, cuidado e nos devidos casos. Por vezes o paciente pensa que determinado profissional não quer ou não tem habilidade para fazer o caso, mas na verdade a busca desse é pela segurança do tratamento.
Procure avaliar bem o que voce está escutando do profissional de sua escolha, lembre-se que infelizmente ainda não existem tratamentos infalíves com 100% de sucesso e que nem sempre pode-se fazer um tratamento, desconfie de preços muito baixos e de promessas excessivas, atente para as palavras do dentista, pois nem sempre um consultório bonito é igual a um profissional de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário