sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FALÊNCIA DA IMBRA

Embora não seja nosso objetivo discorrer sobre alguns assuntos (política, religião, esportes...) penso ser importante dar minha opinião sobre o ocorrido com a IMBRA.

Não gosto de generalizar, nem tão pouco ser oportunista, mas esse novo ramo de negócio (clínicas "populares"/ clínicas " autofinanceiras") não é, de um modo geral, um perfil ético e correto de trabalho.
Penso que assim como qualquer profissão a odontologia tem como objetivo o retorno financeiro, apesar de em minha opinião as trocas com o paciente, o prazer de trabalhar e o ambiente de trabalho sejam extremamente importantes, "viver", manter minha família com a odontologia é uma necessidade.

Contudo quando o financeiro fala mais alto que outros valores as coisas se invertem. A IMBRA, bem como essas várias clínicas a distribuir panfletos pelos centros urbanos nesse país afora, tem em sua visão uma preferência pelo dinheiro em relação ao humano, não são raros locais onde a esterelização dos materiais não é uma prioridade, ou ainda onde os procedimentos são efetuados por profissionais não formados em Odontologia.



O que mais me espanta é que alguns pacientes por questão de R$10,00 - R$ 80,00, buscam esse atendimento. Entendo que nem todos podem ter acesso a consultórios particulares com valores maiores, mas nesses caso existem as faculdades, clínicas com valores mais acessíveis. Me preocupa também colegas que acabam se dirigindo a esss locais em busca de trabalho e fazem vista grossa para coisas INACEITÁVEIS.

O resultado final não raras vezes é esse: pacinetes com resultados finais insatisfatórios, profissionais com salários atrasados e destratados, clientes descontentes e sem ter para quem reclamar.

Podemos até culpar essas clínicas, podemos até dizer que a escolha foi do paciente e esse foi o preço da "economia"...

Enfim, só me resta encerrar esse assunto o qual talvez  nem deveria estar comentando aqui com um alerta:
Pergunte onde seu profissional se formou?
Pergunte a quanto tempo está no mesmo endereço?
Pergunte por que ele quis ser dentista?
Pergunte o que ele gosta de fazer?
Converse com o profissional.



O mais importante não é o quanto voce irá economizar e sim o quanto voce se economizará escolhendo um bom profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário