quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Boca Seca...ou xerostomia...

Todo mundo já sentiu a boca secar em momentos de medo, ansiedade ou de um mero nervosismo na hora de falar diante da multidão. Mas o que era para ser um quadro restrito a certas ocasiões está se tornando um problema cada vez mais freqüente na sociedade moderna.

Boca seca (xerostomia) significa que você não produz saliva o suficiente para manter sua boca úmida. Todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse. Mas se você tem a boca seca sempre ou a maior parte do tempo, isto pode ser desconfortável, causando problemas de saúde mais sérios ou ainda indicar a existência de uma doença mais grave. Isto porque a saliva faz mais do que simplesmente manter a boca úmida - ela ajuda a digerir o alimento, proteger os dentes das cáries, prevenir infecções ao controlar as bactérias da boca e tornar possível a mastigação e a deglutição.






Pelo menos 3 em cada 10 pessoas sofrem de boca seca ou xerostomia, uma condição onde há pouca ou nenhuma saliva na boca. Para alguns, isto pode significar apenas um desconforto transitório causado por influências do dia a dia, uso de alguns tipos de medicamentos, uma situação estressante ou longos períodos de conversa. Mas para outros, isto pode ser um problema persistente, enfrentado diariamente. Nestes casos, a boca seca é geralmente o efeito colateral de condições sistêmicas mais sérias, incluindo Síndrome de Sjögren, artrite reumatóide ou HIV/AIDS. Tratamentos como quimioterapia ou radioterapia também podem resultar em condições severas de xerostomia.

A função da saliva não é apenas manter a boca úmida – ela torna possível a mastigação e a deglutição dos alimentos, ajudando na digestão. A saliva também age como um lubrificante, ajudando a proteger os dentes contra a cárie dental e prevenindo infecções, através do controle de bactérias e fungos na boca. Níveis insuficientes de saliva podem causar problemas incluindo:
- Dificuldade para mastigar, engolir, ou falar
- Mau hálito - também conhecido como halitose
- Cárie dental, erosão dental e doença gengival
- Lábios rachados
- Língua áspera, ressecada
- Feridas bucais e úlceras
- Sensação de queimação na boca
- Candidíase bucal
- Sono interrompido por causa da sede
- Problemas no uso de próteses dentárias
Geralmente, saliva é uma das coisas que não damos valor até o dia em que ficamos sem ela. A boca seca afeta pelo menos um terço dos adultos da população mundial. As glândulas salivares normais produzem cerca de 4 a 6 xícaras de saliva por dia, mas quando esta quantidade baixa significativamente, os sintomas de boca seca podem se desenvolver rapidamente. Os sintomas de xerostomia podem variar desde leve ressecamento até dor, ardência e queimação na boca. Algumas conseqüências comuns podem ser halitose, doença gengival e aumento da cárie dental.

As causas da xerostomia são numerosas mas, a causa mais comum desta disfunção salivar está associada ao uso de medicamentos de diferentes tipos. Existem mais de 400 medicamentos que podem induzir xerostomia, mas os mais comuns são medicações alérgicas, antidepressivos, calmantes, anti-hipertensivos e diuréticos. O uso excessivo de café também pode causar a boca seca. Outras causas são o envelhecimento, a desidratação e o uso de enxaguantes com álcool. Outras causas menos comuns são radioterapia de cabeça e pescoço, quimioterapia, pacientes com Síndrome de Sjögren, diabetes e outras doenças auto imunes.

Como a boca seca afeta o meu hálito
Xerostomia é uma causa muito comum de halitose e contribui para várias mudanças bucais. Em uma boca seca as bactérias se tornam mais concentradas na saliva e os Compostos Sulfurados Voláteis - CSV, que as bactérias produzem, tendem a evaporar mais facilmente no ar. Quando isto ocorre, o mau hálito fica mais forte e mais perceptível. Adicionalmente, o pH da boca fica alterado e predispõe a um meio ambiente favorável ao crescimento das bactérias anaeróbias.



TRATAMENTOS
A única maneira definitiva de curar a boca seca é tratando sua causa. Se o seu problema é resultado de medicação, seu médico poderá mudar sua prescrição ou dosagem. Se suas glândulas salivares não funcionam normalmente, mas ainda produzem alguma saliva, seu médico poderá lhe dar um medicamento que ajude as glândulas a funcionarem melhor.

Se a causa de sua boca estar seca não puder ser eliminada você poderá restaurar a umidade de sua boca de diversas maneiras. Seu dentista pode recomendar hidratantes bucais, como substitutos de saliva. Enxagües com soluções bucais especialmente formuladas para diminuir a secura também podem aliviar o problema. Você também pode:
  • Beber água ou bebidas sem açúcar com freqüência;
  • Evitar bebidas com cafeína, como café, chá ou alguns refrigerantes, que também podem causar a secura da boca;
  • Mascar gomas sem açúcar ou chupar balas duras sem açúcar para estimular o fluxo de saliva (se houver alguma glândula salivar funcionando);
  • Não utilizar tabaco ou álcool, que ressecam a boca;
  • Estar ciente de que alimentos condimentados ou salgados podem causar dor em uma boca seca
     
     
 E obviamente consultar o seu dentista para que ele ajude na busca de soluções para o seu sério problema...

Nenhum comentário:

Postar um comentário